Olá a todos!

Tenho andado bastante sobrecarregado no trabalho e em outras atividades, o que tem resultado em pouco tempo de dedicação a posts aqui no blog.

Mas vou superar isso! hehehe

Bom... Hoje vou falar sobre algo bem básico que são as tarefas de um Administrador de Banco de Dados.

Identificar um DBA não é uma tarefa fácil, mesmo porque “tudo sempre é culpa do DBA”. Se ocorre um crash no banco no banco, chamam o DBA, até aí tudo bem, mas o DBA também pode ser chamado se a rede falhar, se os servidores derem uma pane ou se ocorrer um erro na aplicação, se a impressora está sem tinta ou se o telefone está com defeito...hehe (esses últimos acredito que qualquer profissional de T.I. está sujeito). Brincadeiras a parte, imaginasse que algumas dessas situações estão relacionadas às funções do DBA porque praticamente qualquer falha no ambiente de T.I. impede que os usuários finais acessem o banco de dados, logo faz do DBA o primeiro ponto de contato natural.

Abstraindo essas expectativas excessivas , seguindo as orientações da Oracle, que inclusive é cobrado no exame (1Z0-052 na versão 11G) para a certificação OCA, as tarefas de um DBA se resumem, segundo John Watson, basicamente nas seguintes:

Avaliar o hardware do servidor de banco de dados
Este item diz respeito à realização de previsões precisas relacionadas  à quantidade de memória, espaço em disco e CPU. O DBA deverá saber dimensionar os recursos necessáriaos para garantir que as aplicações serão bem executadas sem demandar recursos desnecessários, mantendo assim um desempenho bom sem extrapolar o orçamento disponível.

Instalar e manter o software Oracle
A instalação de um banco de dados Oracle e a criação de instâncias, é algo básico para um DBA, mas é de fundamental importância que este saiba também realizar instalações de patches críticos e patches de manutenção. Obviamente que antes de se implantar uma atualização em ambiente de produção, os patches devem ser adequadamente testados, uma vez que o DBA é o responsável pelo bom funcionamento do ambiente de banco de dados.

Planejar o banco de dados
Configurar o armazenamento físico de um banco de dados podem impactar na performance dos sistemas e seu gerenciamento. O DBA deve também estar ciente do impacto de diferentes estruturas de armazenamento nos dispositivos, como sistemas de discos e fitas.

Monitorar e ajustar o desempenho do banco de dados
Essa é uma atividade que deve ser contínua e frequente para os sistemas de banco de dados. Um bom DBA será capaz de antecipar os problemas de desempenho e corrigi-los antes que surjam, sempre trabalhando de forma proativa através, por exemplo, da realização de tuning (de configuração e de queries).

Auxiliar os desenvolvedores nos projetos de aplicações e ajustes de SQL
Alguns DBAs gastam muito tempo ajustando SQL, porém há quem diga (e particularmente concordo) que essa tarefa é função dos programadores. Onde o DBA pode participar, é ajudando a identificar as áreas com problemas para que eles (os desenvolvedores possam) resolver, e evitar problemas futuros.

Manter contato com fornecedores, usuários finais, desenvolvedores, gerentes e outros grupos de suporte
Como técnico com enfoque mais completo do ambiente, o DBA deve ter um papel de “liderança” na coordenação de planejamentos e ações de todos os grupos envolvidos no ambiente de T.I.

Realizar backup, restaurar e recuperar o banco de dados
Possivelmente a tarefa mais importante de um DBA é essa. O DBA deve criar rotinas que deverão garantir a disponibilidade do ambiente de banco de dados, preferencialmente combinando o mais próximo possível de 100% de tempo de atividade e 0% de perda de dados.
Não há certo ou errado, apenas a conformidade (ou a falha dela) aos objetivos combinados, e para garantir que a tarefa será bem sucedida, testes frequentes devem ser realizados.

Gerenciar os usuários do sistema e manter a segurança do banco de dados
Essa é outra parte crítica do trabalho do DBA. Como na tarefa de manter a disponibilidade do ambiente, para a atividade de segurança também não há certo e errado, apenas a conformidade com os acordos realizados. O DBA deve configurar os procedimentos que garantirão a conformidade e monitorar a seu funcionamento.

Bom pessoal...

Era isso que tinha para falar por hoje, o que obviamente não define a função de um DBA, mas trás características e funções interessantes. Vale lembrar que o amplo escopo da função de um DBA requer estudo contínuo e desenvolvimento pessoal, estudo do banco de dados Oracle e tecnologias relacionadas. Também requer vocação para educar e disseminar o conhecimento, talvez a parte mais gratificante do trabalho, por isso que escrevo e publico esses artigos aqui no blog.

Espero ter ajudado!

Até a próxima!

Referência:

WATSON, JOHN – OCA Oracle Database 11g – Administração I – Guia do Exame 1z0-052. Editora: BOOKMAN.